impactos sociais
- Valor
 - 67%
 - Unidade
 - impactos sociais
 - Descrição
 
Obras
Aeroporto Afonso Pena
Aeroporto Pampulha
As obras realizadas em nossos aeroportos visam proporcionar uma melhor experiência para as suas viagens e trabalhamos para que aconteçam dentro do menor tempo possível.
Controle de ruído, gestão de poeira e transporte responsável de materiais são algumas das práticas que mantemos em nossas operações para minimizar impactos locais e ambientais, garantindo desenvolvimento sustentável e harmonia com as comunidades ao redor.
Aderimos rigorosamente aos horários permitidos para atividades como drenagem, terraplanagem e pavimentação. Essas operações são restritas especialmente durante a noite e fins de semana. Além disso, o nível de ruído sempre respeitará os limites legais estabelecidos pela legislação. Os trabalhadores são orientados a agir com respeito aos pedestres e vizinhos, garantindo um ambiente harmonioso ao redor do aeroporto.
Para isso, realizamos a umidificação regular do solo nas áreas de obra. Recomendamos aos moradores próximos ao aeroporto que procurem atendimento médico imediato caso apresentem sintomas que possam estar associados à exposição prolongada ao pó proveniente de obras, e prestamos todo o suporte necessário. Essas e outras ações visam assegurar tanto a saúde da comunidade quanto a qualidade ambiental na região.
Esta medida preventiva tem como objetivo minimizar quaisquer impactos adversos sobre o cotidiano dos moradores do entorno e das atividades comerciais próximas. Além de preservar a fluidez do tráfego local, reduzimos a possibilidade de interrupções em serviços essenciais. O posicionamento estratégico do canteiro demonstra nosso compromisso com a região e assegura que as obras progridam de maneira eficiente.
Essa premissa vale tanto para nossos próprios recursos, quanto para os provenientes de terceiros contratados. O processo é estritamente realizado durante os horários de expediente e apenas em locais autorizados pelos órgãos municipais responsáveis. Assim, asseguramos organização e eficiência, minimizando possíveis transtornos ao entorno. Seguimos todas as normativas legais e diretrizes de segurança para garantir que as operações sejam executadas sem riscos aos trabalhadores e à comunidade.
Tomamos uma série de medidas para manter os materiais de construção e resíduos adequadamente estocados, prevenindo o acúmulo de água empoçada que possa facilitar a proliferação de mosquitos e outros vetores prejudiciais à saúde. Este e outros cuidados traduzem a nossa preocupação não só com as obras, mas com a saúde pública e o bem-estar do ambiente.
Horário de atendimento
das 07h às 23h - de segunda a domingo
O Aeroporto Internacional de Curitiba, localizado em São José dos Pinhais, está em fase de expansão com a implantação de uma terceira Pista de Pouso e Decolagem (PPD), visando atender ao aumento do volume de operações e melhorar a capacidade de processamento de passageiros e bagagens.
A obra é parte de um contrato de concessão firmado pelo Grupo CCR, responsável pela gestão do aeroporto, e inclui etapas de desapropriações e reconfiguração de vias municipais para a sua execução.
O projeto, iniciado em fevereiro de 2023, está em processo de obtenção das licenças ambientais e municipais necessárias, incluindo a Licença Prévia, de Instalação e de Operação. As ações de mitigação de impactos ambientais e socioeconômicos já estão em planejamento, envolvendo a comunidade local e órgãos reguladores.
    
    
    
Encontre informações detalhadas sobre as etapas do projeto, incluindo licenças, programas ambientais e socioeconômicos, além das medidas de mitigação de impactos. Explore as seções para saber mais sobre cada fase e as ações planejadas.
Se deseja entrar em contato com nossa equipe para manifestações ou sugestões sobre as obras nos aeroportos, cadastre sua manifestação neste link ou entre em contato com a Ouvidoria.
Horário de atendimento
das 07h às 23h - de segunda a domingo
O Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte (MG), administrado pela Motiva, está passando por uma nova fase de modernização com obras de melhoria da infraestrutura e de segurança operacional. 
 
As obras integram o contrato de concessão firmado entre o Governo de Minas Gerais e a Motiva, responsável pela administração do Aeroporto da Pampulha, e fazem parte da Fase 1B do plano de investimentos previstos para o terminal.
A nova etapa contempla intervenções de infraestrutura e segurança operacional, incluindo a requalificação da pista principal e das taxiways, adequações de sinalização e balizamento, além da correção de geometria e declividade para aprimorar a eficiência operacional do aeroporto.
Todas as ações seguem o cronograma definido em conjunto com os órgãos reguladores e atendem às diretrizes técnicas estabelecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O projeto também contempla a adoção de medidas de mitigação de impactos ambientais e de controle de ruídos, garantindo a execução das obras de forma sustentável e alinhada às boas práticas do setor aeroportuário.
Explore as seções para verificar o avanço das obras, bem como os programas ambientais e de mitigação de impactos conduzidos pela Motiva. Cada etapa do projeto reflete o compromisso da concessionária com a eficiência operacional, o desenvolvimento sustentável e a valorização da comunidade do entorno.
A Fase 1B contempla a melhoria da infraestrutura de taxiways e da pista principal, tratamento das patologias da Pista de Pousos e Decolagens (PPD), a atualização da sinalização horizontal e a remoção de obstáculos da Faixa de Pista. A seguir, mais detalhes do projeto: 
 
* Descomissionamento da atual taxiway A;
* Adequação de sinalização, balizamento e fillets na taxiway B;
* Correção de balizamento, acostamento e sinalização na taxiway C;
* Correção de declividade, sinalização e balizamento nas taxiways D e E;
* Adequação de fillets, sinalização e balizamento na taxiway F;
* Ajustes de geometria, categoria e implantação de novo acesso à PPD nas taxiways G, H e J;
* Tratamento das patologias existentes na Pista de Pousos e Decolagens (PPD);
* Adequação da sinalização horizontal e do balizamento na PPD;
* Remoção de obstáculos da Faixa de Pista.
Em breve
Investimento: R$ 80 milhões
Duração da obra: 6 meses
Estimativa de empregos gerados: 270
Quantidade de equipamentos utilizados: 90
Outras informações:
- 260 pranchas de projetos
- 77.353 m² supressão vegetal: serão 7,3 hectares de supressão vegetal para remoção de obstáculos em faixa de pista e rampa de transição
- 9.526 toneladas de asfalto: serão 953 caminhões suficientes para asfaltar 40 km de ciclovias
- 36km² de ampliação: 45km2 de demolições; 23km2 de adequações e 1,1 km2 de revitalizações
Em breve
Em breve
Em breve
Panfletagem nas ruas próximas ao local da obra
Divulgação do assunto em veículos de imprensa de Minas Gerais
Em breve
Em breve